2009/06/20

Marilyn Monroe










Nome de Registro: Norma Jean Baker


Data do Nascimento: 01 de junho de 1926
Data do Facelimento: 05 de agosto de 1962



Profissão: Atriz


Local do Nascimento: Los Angeles, EUA
Local do Óbito: Los Angeles

Idade: 36 anos


Causa Mortis: (versão oficial: Overdose pela ingestão de barbitúricos)





Marilyn, passou grande parte da sua infância em casas de família e orfanatos até que, em (1957) ela mudou-se para a casa de Grace Mckee Goddard, amiga da família. Em (1942), o marido de Grace foi transferido para a costa leste, e o casal não tinha condições financeiras para leva-la. Na época com dezesseis anos, Marilyn tinha duas opções: voltar para o orfanato ou se casar. Ela opta
pelo casamento - e no dia (19 de julho/1942) casa-se com Jimmy Dougherty - Ela o amava e estavam muito felizes juntos. No entanto, Jimmy entrou para a Marinha e foi transferido para o Pacífico Sul, em (1944).Após a partida do marido, Marilyn começou a trabalhar numa fábrica, em Burbank, na Califónia.Alguns meses depois, a atriz foi alvo das lentes do fotógrafo Davis Conover.
Davis, propos a Marylin, trabalhar como modelo, e eem dois anos, ela se tornou uma modelo respeitável e estampou seu rosto em várias capas de revistas. A Diva inscreveu-se em aulas de teatro, e começou a estudar o trabalho das atrizes Jean Harlow e Lana Turner. Porém, seu marido retornou em (1946), e Marilyn precisou fazer uma escolha: casamento, ou a carreira. A atriz opta pela carreira, e divorciar-se em junho de 1946. Assinou seu primeiro contrato com a
Twentieth Century Foz (26 de agosto de 1946).Marilyn começou a carreira em alguns pequenos filmes, mas a sua habilidade para a comédia e a sua sensualidade, a levaram conquistar papéis em filmes de grande sucesso, tornando-a numa das mais populares estrelas de cinema dos anos 50. Sua performance no filme Niagara, (1953) a tornou uma Estrela - A partir daí, a Diva estreou em papéis principais nos filmes: Gentlemen Prefer Blonds e How to Marry a Millionaire.A revista Photoplay votou Marilyn como melhor atriz iniciante de 1953 e, aos 27 anos de idade, ela era sem dúvida a loira mais amada de Hollywood. No dia 14/01/1954, Marilyn casa-se com o jogador de baseball, Joe DiMaggio - Infelizmente, a fama de Marilyn e sua figura sexual tornaram-se um problema em seu casamento. Nove meses depois, (1954), Marilyn e Joe se divorciam. Em (1956) Marilyn casou-se com o dramaturgo Artthur Miller - infelizmente, o casamento terminou em (1961) - A data do divórcio, ocorrido no México, foi escolhida por ser o dia da posse do presidente Kennedy, nos Estados Unidos, numa tentativa de manter a separação fora das manchetes - Marylin já tinha tido encontros amorosos com Kennedy muito antes dele entrar na Casa Branca. O caso entre eles teve início depois de seu divórcio com Vitor Baggio e continuou, esporadicamente, enquanto ela esteve casada com Miller.Eles se encontravam na suite dele do Carlyle Hotel, em Nova Iorque, ou na casa de praia de Peter Lawford. O FBI grampeou a casa de praia de Peter Lawford e John Edgar Hoover, o chefe do FBI, usou as gravações para manter seu cargo quando Kennedy tentou demiti-lo. Hoover também insinuou que alguém mais havia grampeado a casa - a Máfia, com que Kennedy cruzara durante as eleições. Robert Kennedy, o irmão mais novo do presidente, por vezes se relacionava com as mulheres de John. Era o chefe de Hoover e, como procurador-federal, estava determinado a acabar com a Máfia.Advertira o presidente para deixar Marilyn, pois os chefes mafiosos poderiam usar o caso contra ele. Apesar de suas ilusões, Marilyn sabia que Kennedy desejava apenas a estrela cintilante de cinema, não a mulher que era. Ele pretendia livrar-se dela com elegância. Concedeu a Marilyn um último momento de glória. Em seu aniversário, Peter Lawford levou-o à sede do Partido Democrático onde ela cantou com voz lasciva "Feliz aniversário, senhor presidente", metida num vestido que o diplomata Adlai Stevenson descreveu como feito de "pele e pérolas. Só que não vi as pérolas." John Kennedy disse: "Já posso me retirar da política, depois de ter ouvido este feliz aniversário cantado para mim de modo tão doce e encantador."

Nos Golden Globes de (1962),Marilyn foi nomeada a "personalidade feminina favorita de todo cinema mundial", provando mais uma vez que era mundialmente adorada.




Assassinato ou Suicídio? ( O Mistério da Morte de Marilyn Monroe Continua )



A Morte da Diva, ocorreu na manhã do dia 05 de agosto de 1962. Marilyn faleceu enquanto dormia em sua casa em Brentwood, na Califórnia. A notícia foi um choque, propagado pela mídia, explorando sobretudo o caráter misterioso em que o fato se deu, prevalecendo a versão oficial de overdose, pela ingestão de barbitúricos. O brilho e a beleza de Marilyn faziam parecer impossível que ela tivesse deixado a todos. Ninguém sabe de fato o que aconteceu naquela noite. Ouviu-se o barulho de um helicóptero. Uma ambulância foi vista esperando fora da casa dela antes que a empregada desse o alarme. As gravações de seus telefonemas e outras evidências desapareceram. O relatório da autópsia foi perdido. Toda a documentação do FBI sobre sua morte foi suprimida e os amigos de Marilyn que tentaram investigar o que acontecera receberam ameaças de morte.


Marilyn está sepultada no Corridor of Memories, nº 24, no Westwood Memorial Park em Los Angeles.


Nenhum comentário: